terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

The Apostles

The Apostles formou-se em '79 em Islington, Londrês, com influências de Crass mas ganhou personalidade própria a partir de '81 com entrada de Andy Martin nos vocais.
A história deles é realmente incrível e vou deixar no final diversos links pra tu ver versões mais completas bem como textos escritos pelo próprio Andy narrando sua vivência na cena anarcopunk.
A banda era extremamente ativa politicamente e além de participar de diversas ocupações eles também criaram quatro centros anarquistas o The Autonomy Centre em Wapping Wall, Centro Iberico em Westbourne Park Road, LMC em Camden e o Recession Club em Ponsford Road.
Com cerca de 50 lançamentos entre discos e tapes, o Apostles variou e experimentou bastante em suas músicas e letras, e com toda essa participação na cena, porque são tão pouco conhecidos?
Bom, gente que não entendeu alguns de seus sons acusava a banda de ser fascista e homofóbica, mas quando Andy e outro membro da banda revelaram serem gays ela passou a ser mais boicotada ainda, e sim, pela própria cena anarcopunk.
Em uma entrevista para o zine Homocore em '89 Andy e Dave, o outro membro gay, contam que após a revelação tanto o número de correspondências que recebiam como a venda de discos e fitas caíram radicalmente, seria coincidência? Eles também contam de outros preconceitos que sofriam de grupos anarquistas como o coletivo Black Flag (não a banda americana) e como os grupos que os apoiavam também sofriam: "Eu ouvi dizer que The Mob e The Apostles estão vivendo na mesma casa, provavelmente gastam todo seu tempo nas bundas uns dos outros...".
O segundo motivo de eles caírem no underground do underground foi por tomarem uma postura contra o pacifismo anarcopunk, que os pôs contra o Crass e sua legião de fãs que compunham a maior parte da cena.
Andy narra que isso se deve ao ocorrido num squat em Dezembro de '82 onde eles tocaram com uma dezena de outras bandas anarcopunks, entre elas o Crass, Conflict, Amebix, Flux of Pink Indians, Omega Tribe, The Mob, entre outros, e na ocasião cinco skinheads nazistas entraram no meio do público e começaram a agredir um garoto asiático, Andy e Dave foram atrás deles mas ficaram surpresos ao verem que todo o público do show, ao invés de reagirem, formaram uma roda e assistiram os nazistas agredindo o garoto porque eram pacifistas e eram contra a violência, mesmo que por defesa, mas com a ajuda de Penny Rimbaud e Andy do Crass mais Collin Jerwood do Conflit eles botaram os nazis pra correr.
A partir daí o Apostles se poem fortemente contra o pacifismo e começaram a falar sobre guerra de classes e participar de grupos de ação direta antifascista.
Curiosamente outras bandas que também se puseram contra a postura pacifista do Crass que impregnava a cena anarcopunk, como as The Rondos, Six Minute War e Ian Bone's Living Legends, também acabaram por cair no underground do underground.


Apostles foi uma das mais sinceras bandas anarcopunks, extremamente ativa politicamente e nunca deixando de lutar pelo o que acredita mesmo que fosse impopular. Criticou fortemente a cena anarcopunks mas não se engane, eles não nutriam nenhuma simpatia pela cena Oi! também, preferiram trilhar o próprio caminho.
A banda se desfez em '89, Andy e Dave logo formaram a Academy 23 que depois se tornou uma banda mais experimental ainda chamada Unit.


Blow it Up Burn it Down Kick it Till it Breaks (1982)
Rising From The Ashes (1983)

The Curse of The Creature (1983)

The Giving of Love Costs Nothing (1984)
Smash The Spectacles (1984)
Punk Obituary (1985)
The Apostles & The Joy of Living - Death To Wacky Pop (1986)
The Lives And Times Of The Apostles (1986)

The Acts Of The Apostles In The Theatre Of Fear (1986)
How Much Longer (1986)
Equinox Screams (1987)
Hymn To Pan (1988)
The Apostles & Statement - The Other Operation & Reminence of a Destructive Age (1988)
The Apostles & Statement - No Faith No Fear & Who Won The Human Race (1989)

The Apostles (1981)
The 2nd Dark Age (1982)
Libertarian Propaganda (1982)
Topics For Discussion (1982)
Private Practice (1982)
Swimmers In The Sea Of Life (1983)
Christ! It's The Apostles! (1983)
Will I Ever Be Free (1984)
Will I Ever Be Free 2 (1985)
Fire In The Sky (1985)
Visions of The End (1985)
Punk Leftovers (1986)
Private Performances (1986)
Gary Cooke Was Here (1987)
Fine Antwort (1987)
Une Response (1987)

Strength Through Purity (1987)

The Progressive Blues Experiment (1988)
The 12th Gate To The Underworld (1988)
How To Suck Seed (1988)

A Consumer Commodity (1989)

Life (1989)
No Faith No Fear (1993)
Hackney Rejects (1998)
Manifesto (1998)
Live Zig Zag Club (1982)

Live at The Recession Club (1983)

The Apostles & The Mob - Live at LMC (1983)
Live The Academie 108 (1988)
v/a Scum Tape (1982)




Curiosidade: Em um dos seus textos narrando sua vivência na cena punk, Andy mostra que não havia tanta diferença entre os "oisters" e os "crass clones", a massa que fazia peso nas duas cenas mas pouco acrescentavam, e focavam mais numa briguinha de "quem é melhor, Crass ou Exploited?" do que nos ideais políticos. Ainda nas primeiras formações do Apostles um dos membros era indiano e ele chegou a sofrer agressão não só de nazi/fascistas, mas também de anarcopunks.

Mais informações:
Anarchy, Punk Rock and The Apostles, Andy Martin
The Apostles: A Brief History of Chaos, Andy Martin

Nenhum comentário:

Postar um comentário