quinta-feira, 28 de maio de 2015

D.D.T.

D.D.T. foi formada em 1981 em Sofia, Bulgária.
As cenas underground da Bulgária sofreram muita repressão do governo. Novi Cvetya, a primeira banda formada lá em '79 conseguia ouvir punk rock por estar perto da fronteira com a Sérbia e escutar algumas rádios Iugoslavas. Além da habitual repressão policial, em '84 o vice presidente declarou que esses estilos musicais estavam "destruindo os verdadeiros valores da música" oficializando a repressão estatal à cena, mas ela sobrevive e na virada de ano de '86 escandalizam o país aparecendo nas celebrações de rua com moicanos, spikes e roupas rasgadas, e pela primeira vez a imprensa é obrigada a reconhecer sua existência.
Em '87 intelectuais do governo temiam que reprimir mais os movimentos jovens poderia culminar num movimento político contra o governo então resolveram "incentivar" a cultura e escolheram uma banda punk pra ser promovida pelo estado, claro, era uma mais new wave e comportada.
Com a repressão estatal diminuindo houve espaço para surgir mais bandas, como Abort, U.Z.Z.U. e Kokosha Glava, que com sons como Kill Police já deixavam claro não serem das bandas que o governo gostava. Gravadores de fita, e até mesmo as fitas, eram algo bem difícil de se conseguir na época, então todas essas bandas tiveram pouco material gravado e mesmo os gravados são de baixa qualidade sonora. D.D.T. conseguiu gravar algumas demos e sons ao vivos, o selo AON fez uma compilação em 1999 e lançou o CD We Are D.D.T. - Punk Will Never Die. Alguns sons também saíram em compilações, como a k7 Greetings From Bulgaria de '96 e o 7'' Bulgarian Archives de '99.



We are D.D.T. - Punk Will Never Die (1999)
Greetings From Bulgaria (1996)
Bulgaria Archives 1985-1990 (1999)

Mais informações:
Kill From The Heart
Punk Rock in Bulgaria

Nenhum comentário:

Postar um comentário